No ritmo

Inscrições para oficina de percussão a alunos do Ensino Fundamental terminam nesta terça-feira

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (arquivo/Diário)

As inscrições para as oficinas de música e percussão do Programa de Atendimento Especializado Municipal (Praem) se encerram nesta terça-feira. O projeto denominado Praem no Ritmo visa incentivar a participação de alunos do 1º a 9º anos em atividades com instrumentos e materiais pedagógicos, incluindo a música no aprendizado diário. As oficinas iniciam a partir dos dias 24 e 25 de novembro para dois grupos . Saiba como se inscrever

ENSINO
As aulas do Praem no Ritmo serão ministradas pela percussionista e uma das fundadoras do bloco Te Permite, Mulher!, Taciane Nunes, 24 anos.  Para ela, o projeto abrirá portas para a arte nas escolas:

- Tanto na rede municipal quanto na estadual, infelizmente, ainda não temos um projeto que faça essa ponte (entre a música e a educação) com tanta abrangência. Então, o Praem no Ritmo é uma oportunidade para que os estudantes da rede municipal, não apenas tenham o contato com a percussão e a música, mas também com a arte e a cultura, que para mim, são de extrema relevância às presenças em escolas.

Além de atuar a mais de três anos na cena musical de Santa Maria, Taciane é acadêmica do 6º semestre de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mantém pesquisas e inserções na área de música e educação infantil, destacando a importância do ensino musical para crianças e adolescentes, especialmente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com deficiências (PcD) e diagnóstico de Apraxia de Fala na Infância.

INSCRIÇÕES
Para participar da oficina, o aluno interessado deve solicitar à professora da escola em que estuda, que preencherá uma ficha enviada para escolas da rede municipal. A solicitação será repassada à direção da escola, que deve fazer o envio do documento preenchido para o Praem. Serão ofertadas 10 vagas no grupo A e 20 para o grupo B. Cada turma será atendida uma vez por semana na sede do Praem, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. A duração da preleção é de uma hora. Taciane explica como funcionará o cronograma do projeto, que deve seguir até dezembro:

-Todas as quartas-feiras, a partir do dia 24, às 16h, começa a primeira oficina, que é para o grupo A. São crianças do 1º ao 5º ano da rede municipal de Santa Maria. Já na quinta-feira, dia 25, começa o grupo B, que será às 16h também, e contemplará do 6º ao 9º ano. E o projeto tem como data para finalizar as oficinas nos dias 15 e 16 de dezembro. Então, serão ministradas exatamente quatro semanas de oficinas. 

Apesar do prazo de inscrições encerrar nesta terça-feira, a profissional comenta que a situação será analisada. 

INSCREVA-SE

  • O quê - Projeto Praem no Ritmo
  • Quanto - Até o dia 16 de novembro
  • Como - Alunos devem solicitar aos professores, e direções devem enviar fichas de inscrição pelo e-mail [email protected]

OFICINAS

  • Quando - Todas as quartas e quintas-feiras, às 16h (a partir dos dias 24 e 25 de novembro)
  • Onde  - Na sede da Praem (Rua Conrado Hofman, 287, Bairro Nossa Senhora de Lourdes)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vestibular de Verão 2021/2022 da Fapas oportuniza que acadêmicos reflitam sobre as mudanças para a sociedade

Próximo

Reforma do Restaurante Universitário da UFSM deve ser entregue em dezembro

Educação